A verdade é uma palavra que dá credibilidade. Parece redundante, não é? Nem tanto, a melhor mentira é fundamentada na verdade, logo quem mente é o mais verdadeiro possível tornando sua bravata muito verdadeira.
Quanto mais crédula for uma pessoa, mais fácil cairá num ardil e vice-versa também. Malandro não cai em engodo porque não acredita em ninguém, sabe bem que acreditar é abrir a porta para o engano. Parece cruel que a inocência das pessoas seja o seu ponto fraco, mas é da natureza humana crer no seu semelhante, não que seja errado, porém também é da natureza humana mentir.
Outra coisa que me chama a atenção é a verdade ser tida como fato. Para mim se trata de um conceito e sendo assim cabem várias interpretações e teorias o que consequentemente desfaz a idéia de incontestabilidade. Uma mentira que não foi descoberta é tida como verdadeira até que alguém prove o contrário e só aí passará a ser falsa. Então pergunto... Se a verdade é um fato e se contra fatos não há argumentos, como pode um evento verdadeiro passar a ser falso?
Não é mais lógico dizer que se trata de conceito e que como todo conceito é ditado por um censo comum e sujeito a todo tipo de falha? Entendido esse ponto é razoável aceitar que a verdade não é tão verdadeira assim, mas se trata do que temos como real ou não. O real também é muito subjetivo, um exemplo é a reencarnação, muitos afirmam que é real e de igual modo muitos afirmam que não é, quem está com a verdade?
Prefiro crer que o melhor é não crer em nada, assim não serei enganado por me fiar na verdade, sempre digo que “a verdade é uma mentira bem contada e a mentira é uma verdade que ninguém acredita”, pois se sabemos que é mentira conhecemos a verdade e assim não acreditamos nela. Vou dar um exemplo: Uma pessoa afirma “sou mentiroso”. Se é mentiroso acabou de ser verdadeiro e não pode ser tido como mentiroso, mas então mentiu ao dizer uma verdade, porém como uma pessoa pode ser falsa contando a verdade sobre ter mentido?
§D§
Um comentário:
Verdades... mentiras bem contadas! Melhor mesmo não acreditar!!! Gostei do texto! Na verdade, se gostei mesmo pode ser uma mentira e como não sou mentirosa, ficam as dúvidas... não menti e gostei, menti que gostei, disse a verdade que não sou mentirosa e portanto minha mentira de ter gostado ganha força...vixi, me perdi até...
Abraços, D pensador!!!
Postar um comentário