sábado, 7 de janeiro de 2012

Arcaico








Guardo choroso o luto dos áureos dias onde a cândida beleza era reconhecida pelo frescor da inocência e não no emancipado ardil da sedução córnea que ata de momento e fica rota em menor tempo ainda.
Não, sou um tipo urdido numa trama prosaica, mas de esmerado feitio que prima pelo conforto casto do espírito e abjeta a ostentação da fina seda luxuriosa da carne.
É próprio do mancebo o azougue da tenra idade, o destempero que se dá em desabalados arroubos de paixão, mas cabe ao cavaleiro o freio na disparada da cavalgadura do que essa no seu instinto de se conter ante o perigo.
A donzela traz mimos nos cabelos, finos adornos combinantes entre si se espalham por pulsos, orelhas e pescoço tal qual o firmamento cintila um cordel de brilhantes estrelas acompanhando uma grande pérola lunar numa noite de gala, porém é o frescor da noite que seduz e dá o descanso do justo sono. Assim também está nos olhos baixos e no rubor das bochechas, na graça que só vem com a singeleza de espírito da rapariga que é a promessa da virtude.
Fui forjado numa têmpera nada flexível e para tanto o costume de testar no cadinho o valor das palavras que hão de se tornar atitudes pelo penhor das mesmas. Quem investe em cotas do amor espera receber dividendos na mesma moeda, como o coração não avia notas promissórias nem exige títulos ao portador, estar enamorado é um trâmite de alto risco.
Aquele que caminha em tapeçaria de verdes gramados do jardim da paixão só ouve o trinar da passarada e fiéis herdeiros dos céus, ele se torna devoto do amor eterno e só tem olhos para sua deidade. Não percebe o desafortunado que está mais perto de arder no inferno do que se esbaldar no calor do romance.
Idos são os tempos de outrora onde se firmava um termo com uma promessa e o sinete que lacrava todo o envoltório era a própria honra.
Hoje em dia não há lacre nem o que lacrar, ninguém é de ninguém e o passar de mão não é uma obscenidade, e sim uma troca literal de "mão em mão".


§D§




Nenhum comentário:

Entre em contato.

Nome (obrigatorio):

E-mail: (obrigatório, não será mostrado)

Site Web:

Sua mensagem: